TV Sopapo está de volta; novo programa estará disponível esta semana



A TV Sopapo está iniciando sua nova temporada com novo formato: programa de entrevistas e apresentação musical.

Nesta primeira edição, o convidado foi Pedro Munhoz, compositor e músico gaúcho que viveu na década de sessenta no bairro Cristal. Viu este bairro iniciar sua trajetória e se transformar graças a trabalhadoras e trabalhadores – muitos deles expulsos do campo, e outros tantos expulsos da zonas centrais da Porto Alegre nas décadas de 50 e 60 – que vieram para o Cristal sobreviver e retomar suas vidas.

Aquelas migrações forçadas trouxeram as pessoas para trabalharem em empreendimentos e serviços que surgiam no bairro, como o Hipódromo, o Estaleiro Só, a Termolar, a Pedreira, as Massas Corôa e a atual FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo -, localizada no Morro Santa Tereza, cuja face sul está no Cristal.

O Cristal foi reconhecido como bairro de Porto Alegre em 1959, com a implementação do primeiro Plano Diretor, que também definiu outros bairros. Brasília seria inaugurada no ano seguinte, e aquele era um período de fortes transformações no país, de Brasil Rural para Brasil Urbano, moderno e desenvolvimentista.

Diversas ruas do Cristal têm nomes guaranis que remetem à água. O povo Guarani foi extorquido de suas terras pelo colonizador que aqui chegou e dizimou sua cultura para exproprias a riqueza dos solos na Terra Brasilis. Terra essa que hoje é disputada sem pudor por especuladores imobiliários.

A canção “Terra”, de Pedro Munhoz, é apresentada no programa que será postado completo no blog do Quilombo do Sopapo (http://quilombodosopapo.blogspot.com) até o final desta semana. O programa foi gravado no estúdio do Quilombo em 25 de outubro. A apresentação é de Saionara Silva, autora de um dos capítulos do livro IMAGENS FALADAS, sobre a memória do Bairro Cristal.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *