Rede de Economia Solidária e Feminista



A construção da Rede de Economia Solidária e Feminista é um desdobramento do projeto Brasil Local: Economia Solidária e Economia Feminista (2010/2012), parceria da Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho) com a Guayí. Esse projeto mapeou mais de 300 empreendimentos de economia solidária (EES) compostos por mulheres em nove estados nas cinco regiões do país – RS, PR, SP, RJ, DF, PA, CE, RN, PE –, que permitiu construir um diagnóstico da realidade desses empreendimentos e da condição das mulheres no interior dos processos da Economia Solidária.

A Rede de Economia Solidária e Feminista pretende valorizar e fortalecer a presença das mulheres na Economia Solidária, contribuindo com a construção de sua autonomia econômica por elas mesmas. Questionar a “naturalidade” com que o trabalho doméstico é destinado às mulheres, como se fosse vocação delas, como se não fosse trabalho. Diversificar as possibilidades delas de atuarem profissionalmente, sem ficarem relegadas a profissões ditas “femininas”.

Uma rede, da forma como propomos, é um conjunto de empreendimentos articulados entre si, que trocam informações e experiências, se complementam e se fortalecem na sua atividade produtiva, a partir dessa relação. Nossa Rede é nacional, e articula, nos nove estados já mencionados, os EES mapeados pelo projeto Economia Solidária e Economia Feminista, a fim de formular estratégias para sua sustentabilidade e desenvolver ações para efetivá-las a partir da atuação local, onde os empreendimentos estão enraizados e onde as mulheres vivem e produzem.

A articulação dos EES contribui para ampliar sua capacidade de produção e de negócios. Assim, o fomento a pequenas redes e arranjos produtivos locais é uma iniciativa importante para consolidar os empreendimentos formados por mulheres, com vistas a enfatizar a sua autonomia econômica. Juntos, e dispondo da assessoria técnica necessária, que o projeto lhes oferecerá, os empreendimentos terão condições, inclusive, de estudar os ramos da sociedade e do mercado em que podem se inserir, sempre com vistas a satisfazer demandas sociais e de forma sustentável.