Complexo Km 21



Logo-do-km21Av. São Judas, 796
B. Ipiranga    Bagé/RS
Fone: (53) 3241.0055

 

 

O Complexo de Empreendimentos de Economia Popular Solidária – Km 21 é um espaço de produção, prestação de serviços, formação, qualificação profissional e comercialização. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Bagé/RS e tem a assessoria técnica da Guayí. A ação integra a estratégia de desenvolvimento econômico do município ao promover a inclusão produtiva, a geração de trabalho e renda, a autogestão, a emancipação econômica e feminista.

Na primeira etapa dos trabalhados (2011-2013) o Complexo Km 21 qualificou profissionalmente mais de 200 jovens, sendo a grande maioria mulheres.  Na segunda etapa, iniciada em 2013, o projeto agregou as trabalhadoras oriundas dos projetos Mulheres em Construção, Mulheres Chefes de Família na Construção Civil, Mulheres da Paz e Primeiros Passos para a Cidadania. Nesta segunda etapa os trabalhadores, com a assessoria técnica da Guayí, estão organizando as linhas de produção, constituindo os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e articulando os primeiros negócios.

Com os recurso oriundos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), o projeto viabilizou as reformas das instalações físicas da antiga Fábrica de Soldas da Rede Ferroviária Federal, adquiriu o maquinário, realizou qualificação profissional e a formação em Economia Solidária.

O Complexo Km21 está estruturado em cinco Unidades de Produção e Prestação de Serviços (UPPS), constituídas pelos espaços físicos, os equipamentos e as linhas de produção e serviços que conjugados formam os sistemas de produção e prestação de serviços. As cinco Unidades de Produção e Prestação de Serviços são a base para a organização produtiva e econômica do Complexo Km21  e estão assim constituídas:

1) Núcleo das Trabalhadoras de Design Gráfico e Serigrafia: placas de ruas, placas de sinalização turística, estruturas de suporte e colocação destes produtos.

Produção de Placas de Sinalização

Produção de Placas de Sinalização

2) Núcleo das Trabalhadoras da Construção Civil: Unidade especializada na prestação de serviços voltados para construção civil, especialmente de construção e reforma de moradias.

Construção e reforma

Construção e reforma

3)  Núcleo das Trabalhadoras da Jardinagem, Paisagismo e Produção de Mudas: esta unidade desenvolve a produção de mudas de plantas ornamentais e nativas que são utilizadas nos trabalhos captados de intervenção paisagística e recuperação ambiental. Prestação de serviços em paisagismo e jardinagem.

Mudas de plantas nativas e ornamentais

Mudas de plantas nativas e ornamentais

4) Núcleo das Trabalhadoras de Produção de Pré-Moldados: produção de blocos pré-moldados para pavimentação e produção de tijolos e blocos para construção civil.

Produção de tijolos para construção civil

Produção de tijolos e blocos

5) Núcleo de Calceteiros: prestação de serviço especializado no calçamento de ruas.

Calceteria

Serviços de Calceteiros

6) Núcleo das Trabalhadoras de Caldeiraria e Serralheria: metalurgia, produção de Placas de Sinalização, produtos de Caldeiraria e Serralheria.

Produtos de serralheria

Produtos de serralheria

7) Núcleo das Trabalhadoras da Padaria Comunitária do Km21: panificação e confeitaria.

Pães, salgados, pizzas, sanduíches

Pães, salgados, pizzas, sanduíches

8) Núcleo das Trabalhadoras da Padaria Solidária da Damé: panificação e confeitaria.